CATFIGHT: Madonna vs Lady Gaga

Fui assistir à peça do Antunes Filho, adaptação para o teatro da obra de Lima Barreto chamada Triste Fim de Policarpo Quaresma. O personagem principal, Policarpo, patriota da época da proclamação da República, tem como desejo igualar o Brasil às nações desenvolvidas. Há um momento que chega a dizer “O Brasil será maior que a Inglaterra, é apenas uma questão de tempo.” Tanto fez e disse, que estamos até hoje esperando que o desejo de Policarpo se realize.

Não sou supersticiosa, mas sempre que posso, evito verbalizar previsões do gênero. Em uma de suas entrevistas, perguntam à Lady Gaga “Você é a Madonna do futuro?”. Ela responde “Eu não quero parecer pretensiosa, mas eu estabeleci como meta revolucionar a música pop. A última revolução foi feita pela Madonna, 25 anos atrás.”

Sejamos honestos, gostem ou não gostem dela, não se pode negar que a Lady Gaga estabeleceu o seu espaço, criou uma identidade própria forte. É claro que inspirou-se de muita gente, e a Madonna faz parte de suas referências. Mas a Lady Gaga não é a Madonna, e está bem longe disso.

A Madonna está no top há tempos, e ao contrário de outras musas, como a Cher, nunca entrou e saiu do esquecimento, re-emergindo em come-backs. A Madonna é o que chamo de campeã de corrida de fundo. Ela não queimou todo seu talento nos primeiros anos de sucesso. Estendeu suas possibilidades, soube reciclar seu repertório sem perder os elementos essenciais que a definem. Expôs sua vida pessoal e provocou escândalos até o limite do aceitável. Não precisou mudar de cor, nem ficou carregando os filhos pra lá e pra cá sem necessidade só para aparecer em tablóides. Ela já é notícia suficiente. Tem muita gente que odeia Madonna. E como sempre digo, o que é de gosto regala a vida. Mas, convenhamos, ela trabalhou muito para chegar onde está.

Quando Lady Gaga diz que pretende realizar o mesmo que a Madonna, pode sim estar fazendo uma premonição. Pode até tornar-se maior que a Madonna. Quem sabe? Mas talvez esteja mesmo fornecendo forte munição para os jornalistas que, na retrospectiva da década de 2010-2020, a colocarão na categoria “artistas esquecidos com mania de grandeza”. Enfim, Gaga não fala português, portanto não conhece um ditado que muito útil lhe seria: devagar com o andor, Madonna Roma não se fez em um dia.

16 Respostas to “CATFIGHT: Madonna vs Lady Gaga”

  1. Tiago Paris Says:

    Pelo amor de deus pessoal, não tem comparação Madonna é Madonna.
    Quem duvida, faça uma pequisa, assista a dvds da primeira turne de cada uma.
    Pô, não tem comparação, lady gaga é muito boa artista, mais Madonna, vejam os dvds depois me falem, é espetacular.
    E tem mais, será que daqui 25 anos lady gaga estará cantando ainda, ou quem sabe morta? Ninguem sabe.
    Madonna está 25 anos no topo, sendo noticia, e reciclando seus fãs a cada ano, é só ver a gravação da tûrne sticky abd sweet na Argentina(2008).

  2. Muito bom as fotos da madona de meia calça visita o meu site para ver minha namorada

  3. Henrique Says:

    mto bm feito este post (!) pontos interessantes, mas concordos em partes. Madonna, se consagrou, é diva até hoje; criou uma carreira invejada. Lady GaGa conseguiu fazer mais q Madonna (no começo de sua carreira) em dois anos. Olha os records… olha as comparaçaões… “Lady GaGa é a nova Madonna” é o q dizem muitos…. “Me vejo nela, quando ainda estava no inicio de minha carreira”, palavras de Madonna. “Ela realmente é minha sucessora”, palavra de Madonna, tbm -assim como a primeira-em relação á GaGa. Então podemos ver q Madonna ver em GaGa potencial e talento e além disso, nesta ultima frase coroou Lady GaGa a nova rainha do pop. Muitos fãs de M. diz q GaGa á imita e etc. e tal. discordo, pois, Lady GaGa é totalmente diferente, e no q ela se inspira em Madonna ela deixa claro. Outras coisas são coincidencias, apenas similaridade, o q é normal. Sou little monster fanatico de Lady GaGa, e quero lembrar de uma linda frase de GaGa: “cheguei aqui apenas cinco minutos e querem me chamar d icone?”. isto mostra humildade e vontade d trabalho e d ser +. outra é assim: “eu preciso ainda fazer muito para ser a nova Madonna”. acho q ela já é a nv Madonna. Bateu records q nem Michael J. fez… ela perde apenas algus records, mas nós vemos q logos seram quebrados; como ela já quebrou um do falecido rei do pop. Lady GaGa em apenas 2 anos fez mto e ainda fará mto. ela já é por mtos considerada a nv rainha do pop, o q é vdd. e a prórpia Madonna diz isso. então, a ultima frase deste comentario é: “pra q comparações, se as duas já são grandes?” é isso q acho. e acho mto +… mas infelizmente o tempo m limita a dizer. um dia ainda poderemos t um discussão calorosa, em relação ás comparações ás divas., mas por momento é isso. Gostei bastante do post e eu o achei mto inteligente, e uma coisa q esqueci foi: GaGa disse q ker fazer como Madonna e dominar o mundo, acho q isso ela já fez, e fez muito + q Madonna… é só olhar os records… e ela não será esquecida e não tem mania d grandeza, e só v algumas frases dela em relação á sua fama e ser um icone pop. as respostas são humildes… e por isso ela é um icone pop e a nova rainha do pop. e p/ mim maior e melhor q Madonna, até na voz. q a da Madonna é considerada fina em relação á d GaGa. Mas tenho q termina, já falei d mais… então eu acho isso, espero ter deixado minha marca… fico por aqui e bjo remixados.

  4. Alexandre Says:

    a alguns anos madonna foi clonada,queriam fazer uma substituda,dai apareceram com Britney,ela tinha a beleza,mas nao tinha o talento.
    agora veio a Gaga,tem talento mas e desprovida de beleza…
    sao apenas clones que nao deram certo,pois para se manter no topo,beleza e talento sao fundamentais…

    • Nossa Alexandre,
      pegou pesado, hein????
      Tenho que ser honesta, eu gosto dos traços da Gaga, acho que ela é bonita sim. Não é maravilhosa, mas tem sua graça.
      Já a Britney, para mim, é comum. Não vejo nada de especial.
      De td forma, hoje em dia, nem Britney nem Gaga podem ser comparadas à Madonna. Faltam décadas para que possam mostrar-se versáteis e perenes. Britney, na minha opinião, não vai conseguir. Ela já esteve no top. Hoje vive de uma base de fãs que não se renova mais. Gaga tem muito o que provar. Veremos com o tempo.
      É uma questão polêmica.
      bjus
      Nana

  5. lady madonna Says:

    Eu acho q lady gaga e madonna são as melhores artistas ever….

  6. Concerteza lady gaga e a nova madonna

  7. Elisangela garcia martin Says:

    a supremacia das metáforas é ponto forte do texto. Impecável!!! excelente!!!!

  8. Rosemberg Says:

    Gostei muito do site principlamente pela sua definição e qualificação de ambas. Madonna virou um mito, e não se construiu em dois anos. Mudou e revolucionou a musica POP no mundo, ela é inteligente e não apenas a frente de sua carreira, ela esta por trás de sua tudo, compondo produzindo e dominando sua propria carreira. Lady Gaga pelo visual e atitudes é a unica que chega a buscar mudar a musica e inovar, mesmo que no estilo Madonna, talvez ela consiga (não de um dia p outro), mas por trás, será que será inteligente e saberá produzir e compor igual Madonna. Pois as musas que são mesmisses como Beyonce, Mariah Cary, que não inovam e só pensam em fazer caras de sensuais e rebolar acham que é o suficiente. São carentes de outros talentos. Madonna é Madonna e Lady Gaga, pode estar no caminho

  9. Gostei das fotos visita o meu site http://meiapantyhouse.wordpress.com/ te espero por la abraços

  10. Nana
    Show seu blog, parabéns!
    Bjs
    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem/Personal Stylist
    Blog: http://ataleb.wordpress.com/

  11. DoktorEld Says:

    Oi Nana,
    Posso deixar a terceira via? rs
    Não é pop, não é mundialmente famosa, mas já que estamos falando de cantoras e lingerie, apresento minha musa nesse quesito: Emilie Autumn
    http://www.myspace.com/emilieautumn
    Bjs!

  12. LIKA RIPILIKA Says:

    É ISSO AÍ…madona eu queria ser…

  13. MADONNA! \o/

  14. Adorei o post Nana.
    Fato que assim como a moda o cenário do pop é efêmero. Algumas ambições deveriam ser guardadas e expostas apenas quando estiverem acontecendo. Verbalização desmedida e impensada pela menina boom do momento…

    Gostem (ou não) Madonna teve uma representatividade no momento em que o mundo havia ícones e ela sempre será um, já a Gaga está fazendo sucesso neste momento, ao qual não temos ídolos… e como mudamos muito rápido.. infeliz comentário. (Ou não neah,hahaah)

    Abraço.

Deixe um comentário

